Introdução da matéria!

sábado, 29 de agosto de 2009 às 20:58
.

Finalmente, a primeira aula de Criação do semestre! Creio que essa era uma das matérias que a maior parte da sala se mostrava interessada e curiosa a respeito, algumas dúvidas como “Será essa uma matéria onde a gente vai poder trabalhar mais o lado prático?” e “Nossa, mas parece uma matéria prática, porque aqui consta como teórica?” surgiam na cabecinha criativa de cada um, com certeza. E então, finalmente tivemos a chance de conhecer o Anderson (:
Ele se apresentou, mostrou a forma como pretendia trabalhar com a gente e também a primeira visão geral da matéria, explicando alguns pontos como:


O que é Criação Publicitária?

  • O processo de confecção de peças comunicacionais de finalidade comercial para a promoção ou venda de um produto, tendo por seus objetivos a intenção de despertar o desejo de compra no consumidor, o fortalecimento de uma marca em relação aos seus concorrentes, ou a criação de uma imagem pública favorável. (by Wikipédia)
  • É um campo onde a criatividade é exercitada com objetivos puramente comerciais. (by Uma Coisa e Outra )

Na verdade essas são somente algumas definições técnicas que eu meio que garimpei no Google, mas são bastante explícitas e de fácil ententendimento né?
E voltando ao assunto da aula, ele também passou pra gente um organograma, explicando como trabalha o Processo Criativo, e bem, aqui está ele em uma versão um tanto esquisita, mas sim, ainda está aqui!



Vale ressaltar também alguns pontos importantes também discutidos em aula:

  • Emocional: Trabalha com a persuasão, utilizando a Função Latente.
  • Racional: Trabalha com a informação, utilizando a Função Manifesta.
  • O profissional de Criação gera reações emocionais, enquanto o profissional de Design Gráfico trabalha somente com a funcionalidade visual.
  • Publicidade é o ato de tornar público, gerar mudança de atitude.
  • Propaganda vai um pouco mais além, você quer que uma idéia se propague. Chega a ser um maremoto de informações, também gera mudança de comportamento. Ocorre a longo prazo.

E pra finalizar, a cada post eu tô pretendendo dar uma dica de site/blog/qualquer coisa que seja interessante e que eu ache que tenha alguma relação com a nossa matéria, e a dica de hoje é o blog Criação Publicitária.

Bom final de sábado e principio de domingo pra todo mundo!
Brunna.



4 comentários

  1. aee aula magica rsssss muito boa! gostando muito!

  2. Carlos Says:

    Me identifico muito com essa disciplina e conseguimos aprender bastante com o jeito dinâmico do professor explicar.

  3. Carlos Says:

    Finalmente consegui postar um comentário. u.u'

  4. Carlos Says:

    Pessoal, para quem não viu no mural de recados da página do aluno, aqui vai o link que o professor nos mandou para entendermos um pouquinho melhor sobre os princípios da Gestalt!
    Não deixem de acessar!

    http://coladeborracha.blogspot.com/2007/05/principios-da-gestalt.html

    Abração!
    Júnior.

Postar um comentário